*Devido ao feriado de dia 1 de maio, esta semana não serão expedidas encomendas que contenham animais

Quais os camarões que posso ter num aquário com peixes

Escrito em 23 de setembro de 2021

Quais os camarões que posso ter num aquário com peixes

Esta é uma das grandes dúvidas para quem quer começar a manter alguns camarões num aquário.

Geralmente, o aquariófilo inciante, começa por montar um aquário comunitário, ou seja, um aquário no qual a fauna é composta por peixes de várias espécies, as quais não ocorrem juntas na natureza.

Dependendo do tipo de peixes a ser incluídos neste tipo de aquário, do seu volume de água, bem como se apresenta plantas e hardscape (rochas / troncos) que confiram alguma proteção, poderão ser ou não adicionados camarões.

 

CALCULADORA AQUÁRIO SHRIMP4YOU

 *  Se quiseres calcular o volume do teu aquário, usa a Calculadora Aquário desenvolvida pela shrimp4you para te ajudar *

 

 

CAMARÕES QUE PODEM NORMALMENTE COABITAR COM ALGUNS PEIXES:

Quando falamos em peixes de comunitário, falamos em peixes que conseguem viver em comunidade e por isso, a sua agressividade não pode ser excessiva e podemos normalmente incluir nestes aquários os seguintes camarões:

 


Estas escolhas prendem-se pelo fato destes camarões alcançarem uma dimensão considerável quando adultos.


Normalmente podem ser mantidos facilmente com vários peixes, se bem alimentados e se num aquário bem dimensionado e plantado por exemplo.

 

PEIXES E NEOCARIDINA / CARIDINA

Existe ainda quem mantenha com sucesso camarões Neocaridina / Caridina (bee shrimp) com peixes, não são contudo indicados para qualquer tipo de aquário comunitário com qualquer tipo de peixes, mas sim em aquários (comunitários ou monoespécie) com peixes de pequenas dimensões ou com boca pequena, tais como por exemplo:

  • Danio margaritatus ( Microrasbora Galaxy )

  • Danio erythromicron ( Danio Esmeralda ) 

  • Iriatherina werneri

  • Boraras brigittae ( Rasbora Mosquito )

  • Ottocinclus affinis

 

 Legenda: Iriatherina werneri (à esquerda) e Otocinclus affinis (à direita)

 

É importante saber que estes camarões (Neocaridina / Caridina (Bee shrimp)) são pequenos e que o fato de os manter juntamente com peixes, pode originar stress, principalmente na hora de se alimentarem, pois os peixes normalmente são mais possantes e vorazes, dificultando os camarões de chegar ao alimento.

Esta questão pode ser contornada, com o uso de comida em pó ou com produtos que ajudam a aumentar o desenvolvimento do biofilme e microorganismos no aquário, que também servem de alimento aos camarões.

Neste tipo de Setup, não será fácil manter criação de camarões, pois apesar dos peixes serem pequenos, as crias dos camarões serão facilmente devoradas por estes.

 

PEIXES NÃO COMPATÍVEIS

Não é possível manter qualquer espécie de camarões com alguns peixes, nomeadamente com grandes predadores, que atinjam dimensões consideráveis e que possuam uma boca com tamanho suficiente para comer os camarões.

Alguns exemplos de peixes que não são compatíveis com nenhuma espécie de camarão:

  • Goldfish;

  • Arowanas;

  •  Channas;

  • Flowerhorns;

  •  Ciclídeos Africanos dos Grandes Lagos (Malawi, Tanganyika e restantes);

  •  Alguns Ciclídeos Americanos:

     - Boca-de-Fogo (Thorichthys meeki);

     - Ciclídeo Joia (Hemichromis bimaculatus);

     - Green Terror (Andinoacara rivulatus);

     - Oscares (Astronotus ocellatus);

     

    Legenda: Carassius auratus (Oranda Capuchinho) 

 

Entre muitos outros…

 


ATENÇÃO

- Este artigo serve apenas de consulta e base de suporte.

- Para qualquer questão relacionada, não hesites em entrar em contato com a shrimp4you, sem a certeza de que determinado camarão será uma boa opção para o teu aquário, não te irá ser recomendado garantidamente.

- Toda a informação contida neste artigo não pode ser usada como garantia em virtude de algumas espécies serem temperamentais e assim, dependendo de espécime para espécime pode determinado peixe ser mais ou menos agressivo.

 

Gostaste do artigo? Queres estar a par das novidades e de novos artigos como este? 

» Clica Aqui e fica a par das NOVIDADES «  

 

Se achas que o artigo foi útil e que tens amigos que tenham estas dúvidas, podes partilhar nas tuas redes sociais, para isso basta clicar nos ícones abaixo (FaceBook, Messenger, Whatsapp, Twitter, Pinterest) 

 

© shrimp4you. Todos os direitos reservados.